-Cartilha abuso sexual – (1) -Cartilha abuso sexual – Cartilha Covid-19_2021 Cartilha da mulher Cartilha incidência política Cartilha Mediação_GA Saúde MentalCartilha educação e pandemiaCartilha saúde em tempo de pandemiaCartilha sobre enfrentamento ao racismoCartilha Tráfico de pessoas_AdoleScERcartilha uso abusivo de drogas
Por André Fidelis (pedagogo e coordenador do Grupo AdoleScER)
Com o avanço da pandemia e a necessidade de continuar dialogando com os educandos e as educandas da instituição, o Grupo AdoleScER reorganizou sua estratégia pedagógica de formação com os adolescentes líderes de opinião que participam das atividades no GA.
Em meados de 2020 passou-se a confeccionar cartilhas temáticas para estudo dos jovens, cuja dinâmica de organização e entrega acompanha o seguinte roteiro: os educadores sociais são guiados por um planejamento para a elaboração do material didático que conta com textos, indicações de vídeos, músicas, jogos, dinâmicas para se fazer em casa, provocações e perguntas. As cartilhas são elaboradas a partir de um layout específico, digitalizadas e algumas impressas.
Para os educandos que possuem celular, são enviadas através do whatsapp, para aqueles que não possuem, são impressas, marcados dia e hora para a entrega destas aos educandos nas sedes comunitárias do Grupo AdoleScER. O estudo vale para a semana, onde os adolescentes deverão dar devolutivas sobre a cartilha aos educadores e assim eles dialogam sobre o que acharam do material, dúvidas, contribuições, etc.
No início das entregas as devolutivas estavam em torno de 40 a 60% do total de jovens que entregavam aos educadores os trabalhos desenvolvidos a partir das cartilhas, porém com o passar dos meses, um diálogo mais próximo da importância dos estudos, de dialogar sobre tema sociais e de entender quais eram os problemas que as atividades de retorno das cartilhas não estavam chegando esse número nos dias atuais chegam a 90-95% do total.
Isso significa que a estratégia de estudo adotada, mesmo considerando a pandemia e os entraves relacionados celulares ou a internet não estão sendo obstáculos para que os objetivos estipulados visando a entrega e os estudos da cartilha sejam alcançados.
O Grupo AdoleScER quer partilhar com vocês as cartilhas que são produzidas e podem ser reproduzidas em outras experiências no Recife ou em todo o país. São conteúdos simples, de fácil leitura e que é composto por um conjunto de estratégias já mencionadas neste texto que contribui para a promoção da cidadania e reflexões acerca de indivíduos e do coletivo em que vive.
Obs: Os textos das cartilhas ou são extraídos da internet ou produzidos pelos educadores.
Temas das cartilhas que podem terem acesso através de download: mês da mulher, prevenção a covid-19, enfrentamento ao abuso sexual, Incidência política, Mediação de conflitos e saúde mental.