Quando o Grupo AdoleScER se constitui no ano de 2000, existia apenas um esboço do que vem a ser este “Manual de Formação de Adolescentes Multiplicadores de Informação – AMIN”. Existia uma pretensão de contribui na formação humana de adolescentes em situação de vulnerabilidade social — a missão do Adolescer – e sabia-se quais éramos temas importantes a serem trabalhados para que houvesse uma verdadeira contribuição no desenvolvimento desses adolescentes. Com uma ação efetiva de ensinar e aprender com eles e elas, foi possível elaborar um currículo que visasse não só levar conhecimento teórico aos/às adolescentes, mas que ele fizesse realmente sentido para a vida deles/delas. As informações perdem sentido se não permitem que consigamos tocar nossos semelhantes não só com a mão, mas também com o coração. É por isso que todas as atividades.
Começam com alguma dinâmica que facilita, primeiramente, o contato consigo mesmo, o olhar para dentro de «, para, em seguido, entrar em contato com a próximo, com o grupo, enfim, com o ambiente doqual o/a adolescente az parte. Acreditamos que, só abrir seu coração, podemos cultivar suas qualidades inerentes de amor, liberdade e compaixão, valores necessários para que possam multiplicar as informações aprendidas com seus pares, sem correr o fisco que o conhecimento seja utilizado de forma negativa como instrumento de poder. Só assim faz-se jus à metodologia da educação entre pares, ou seja, de igual para igual, que acreditamos ser adequada para a missão e os objetivos do Grupo AdolescER.
Agradecemos então, primeiramente, a todas e todos adolescentes que já passaram pela formação de mutiplcador/a e que ajudaram a construir este currículo. Agradecemos também à equipe de educadores/as e profissionais que enriqueceram a teoria com o aprendizado de suas próprias vidas, sua intuição sua vontade de melhorar o conteúdo. O apoio dos financiadores também foi fundamental para que esse trabalho durante onze anos de existência do AdoeScER pudesse Receber, neste momento, a valiosa colaboração do “Projeto URBAL – Políticas Locais de Prevenção da Violência” nos fez muito feliz. É uma valorização especial do nosso trabalho e se enquadra perfeitamente nos objetivos deste Projeto, uma vez que consideramos o esclarecimento sobre qualquer risco que possa afetar um/a adolescente ou jovem como “prevenção à violência” Assim, terá condições para se protagonista das realizações do seu projeto de vida reforçando sua autoestima, sua identidade sua capacidade criativa, poderá buscar, junto aos seus pares, a inserção na luta pelos diretos nas organizações soias locais. É um trabalho de prevenção sustentável, pois todo aprendizado consciente serve para a vida inteira, abrindo potenciais para uma qualidade devida melhor e com mais felicidade. Esperamos que este Manual seja útil para muitas pessoas e que possa ajudar na multiplicação de informações que contribuam para uma sociedade mais comprometida como direito básico de segurança de educação.
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