O projeto PazAMIN – Por uma comunidade sem violência! desenvolve ações diversificadas para fortalecer o protagonismo e a autonomia de estudantes de escolas públicas do Recife. Busca estimular os potenciais dos/as adolescentes que fazem parte do projeto, dando nova visão de vida e profissão. Empoderados/as com conhecimentos e técnicas, os/as adolescentes são capazes de interferir de forma propositiva nas relações das escolas e comunidades, reduzindo a violência e propagando uma cultura de paz.
No primeiro semestre de 2015, além dos conhecimentos para o desenvolvimento da metodologia do Tratamento Comunitário, metodologia utilizada na América Latina para identificar casos de sofrimento social e junto a população diminuir ou erradicar estes problemas, os/as estudantes das quatro comunidades onde o AdoleScER atua, foram convidados a escolher uma expressão artística para aprendizagem.
Em um processo envolvente e inovador, o músico Rostan Junior, mesclou nas aulas de canto, contação de histórias com técnicas vocais, para sensibilizar e ampliar o estilo musical dos/as estudantes da Escola Pintor Lauro Villares, em Roda de Fogo. Na escola José Maria, em Santo Amaro, a arte foi expressa com o Grafiti. O Grafiteiro Sérgio Nascimento, utilizou-se da teoria e prática para ajudar os/as estudantes a usar cores, desenvolver o desenho e a expressar a criatividade através do spray.
Já os estudantes da Escola Maria Goretti, em Caranguejo/Tabaiares, e Creusa Barreto Dornelas Câmara, em Santa Luzia, optaram por aulas de teatro. O Ator Marcone Bispo desenvolveu um trabalho com construção de mascaras artesanais, expressão corporal e fortalecimento da identidade nas oficinas.
As expressões artísticas e culturais, por si só, já demonstram grande potencial para reduzir a violência. Especificamente as expressões desenvolvidas no projeto PazAMIN, serão um elemento a mais para a propagação de uma cultura de paz: as aulas de canto proporciona um domínio vocal e da respiração para processos de multiplicação de conhecimento e mobilização comunitária; as técnicas de teatro diminuem a timidez e favorecem as expressões corporais; o grafiti é uma linguagem plástica, urbana e de grande aceitação juvenil, que de forma pública e visual contribui para o debate de temas diversos.
Convidamos você a acompanhar o registro das oficinas ao som dos estudantes da Escola Pintor Lauro Vilares – Roda, interpretando a música “Oração” da Banda Mais Bonita da Cidade.