Fortalecer o desenvolvimento comunitário e promover a formação humana para crianças, adolescentes e jovens.
Tudo tem um começo
Um grupo de profissionais da área de saúde e educação fundaram em 2000 a ONG Grupo AdoleScER com o objetivo de oferecer a adolescentes de comunidades em áreas de vulnerabilidade social, através de uma formação humana, novas perspectivas de vida. Essa formação de Adolescentes Multiplicadores de Informações (AMIN ), com duração de três anos inicialmente, e a partir de 2007 de quatro anos, possibilitou que adolescentes pudessem interagir de forma positiva com seus pares, através de esclarecimento e orientação. Além disso, visa-se estimular o interesse e o senso de responsabilidade dos/das adolescentes com relação às questões sociais e políticas das suas comunidades, fomentando a sua vontade de contribuir para a superação das situações difíceis nos seus contextos de vida.
Estamos crescendo
O AdoleScER, no percurso dos anos seguintes, sempre adaptou seus programas e métodos de trabalho às necessidades atuais. No sentido de agir de forma mais preventiva ampliou, no final de 2006, a sua atuação educativa para crianças a partir de sete anos com o Programa Aprender Brincando. Paralelamente ampliou o trabalho de mídia a nível local, nacional e internacional, estabeleceu vínculos com Universidades, aprofundou a cooperação com outras entidades da área infanto-juvenil e intensificou contatos com lideranças e organizações comunitárias nos locais de inserção do AdoleScER, desenvolvendo, inclusive, atividades de geração de renda e sustentabilidade.
Novos programas estão sendo desenvolvidos
Em 2013 reorganizou sua atuação na sociedade a partir dos programas “PAZAmin, por uma comunidade sem violência”, baseado na formação de adolescentes e jovens para atuar como líderes de opinião na sociedade a partir de multiplicações de informações em escolas públicas e atividades nas comunidades; e o CriaPaz, que é a formação de educadores pares mirins: crianças que aprendem e ensinam com outras crianças a cultura de paz. Neste mesmo ano o AdoleScER adota como bandeira principal de enfrentamento o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, promovendo formação, ações, campanhas e caminhadas em comunidades pobres do Recife.O Grupo AdoleScER no ano 2024
Hoje, o Grupo AdoleScER tem o seu lugar estabelecido no Recife no que se refere ao trabalho com crianças e adolescentes. Seu conceito pedagógico é considerado pioneiro. A metodologia utilizada nos projetos baseia-se no conceito do Peer-Education que é a educação entre pares: adolescentes da mesma idade e procedência sócio-econômica orientam seus pares, gerando assim um grande efeito multiplicador, tornando-se, além disso, corresponsáveis pela melhoria da sua qualidade de vida. E no Tratamento Comunitário, que tem por função contribuir com a desconstrução das representações sociais, atuação em rede e intervenção a partir das potencialidades que há nas periferias.
Toda criança tem o direito ao lazer, ao convívio familiar e comunitário, de ser respeitada e de viver em harmonia. Estamos promovendo uma cultura de paz e a desnaturalização da violência.
+3800
Crianças, jovens e adolescentes atendidos
+30000
Mil pessoas atendidas indiretamente
4
Comunidades com programas permanentes
450
Atividades educativas e comunitárias
12
Escolas públicas parceiras
24
Anos construindo um futuro melhor para as comunidades
