– Por Saionara Santos – Educadora Social do Grupo AdoleScER
O Projeto de Intervenção Social é um instrumento para a realização de incidência política nas comunidades em que o Grupo AdoleScER atua, estando atrelado à metodologia do Tratamento Comunitário (tendo como um dos princípios, a própria comunidade identificar problemas sociais e intervir sobre eles), que é a base de atuação do GA. Dessa forma, podemos dizer que o Projeto de Intervenção surge a partir de um problema e ou necessidade do território.
Atualmente, o Projeto de Intervenção é composto por quatro ou mais ações de vinculação (ações que interligam uma atividade a outra, para provocar e trazer reflexões aos moradores, sobre um determinado assunto ou tema) que são realizadas prioritariamente nas ruas da comunidade, entretanto, podendo-se aplicar, também, em escolas, em formato de multiplicação entre pares. Essas ações ou multiplicações, são pensadas, desenvolvidas e aplicadas pelos adolescentes líderes de opinião (nome dado aos educandos que são formados no AdoleScER) que compõem os grupos de formação, com mediação das educadoras sociais. Assim, os líderes desenvolvem, juntos: jogos, questionários/pesquisas, brincadeiras, e diversas outras metodologias para falar sobre a temática que está sendo abordada.
E como essas temáticas são definidas? O Grupo AdoleScER trabalha com módulos formativos, que abordam assuntos como: enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, enfrentamento a LGBTQIAPN+fobia, projeto de vida, meio ambiente, cultura de paz, entre muitos outros. E, de acordo com as necessidades e urgências do território, atrelados aos objetivos da instituição, a equipe do GA decide de forma conjunta os módulos que terão o projeto de intervenção.
Além disso, o Projeto de Intervenção Social também produz inúmeros conteúdos de comunicação, como: reels, cartazes, zines, panfletos, storys, músicas, poesias, videoclipes etc. Os quais possibilitam uma melhor visibilidade para as ações que estão ocorrendo na comunidade, além de denunciar o sofrimento social que está sendo abordado na temática em questão.
Acessando as nossas redes sociais (@grupoadolescer no instagram e Grupo AdoleScER no youtube), é possível acompanhar de forma visível e prática, um pouco mais da aplicação das nossas metodologias.