CriaPaz

O programa Criapaz tem o objetivo de promover a cultura de paz e reduzir a violação dos direitos da criança e do adolescente através do fortalecimento do protagonismo infanto-juvenil.
Tendo como base os Direitos da Criança e do Adolescente – ECA e com fundamentação pedagógica em Educação entre Pares e o resgate de uma cultura da infância, com brincadeiras tradicionais e danças de roda, desenvolve uma proposta para uma formação de educadores pares mirins, que visa aprimorar os conhecimentos das crianças nas áreas de cidadania, meio ambiente, nutrição e cultura de paz, além de incluir diversas formas de artes plásticas, informática, música e teatro em seu currículo.
O Programa é voltado para crianças de 9 a 11 anos e seus familiares e através das multiplicações de conhecimentos, eventos e mobilizações públicas as crianças protagonizam melhorias da qualidade de vida em suas famílias, escola e comunidade.
PazAMIN: Por uma Comunidade sem Violência!

A formação é o principal pilar transformador do programa “PazAmin, por uma comunidade sem violência”, para que jovens possam ser tornar líderes de opinião e multiplicadores de informações, alcançando mais gente em um diálogo dinâmico e participativo sobre diversos temas sociais.
A proposta se dá a partir da participação de adolescentes de 12 a 17 anos, que passam por uma formação organizada em módulos que se articula com as necessidades vivenciadas por eles e elas na comunidade onde moram.
As metodologias da Educação entre Pares e do Tratamento Comunitário são ferramentas centrais para a identificação de problemas sociais nos territórios e elaboração de estratégias de intervenções que visam alcançar um maior número possíveis de pessoas e sensibilizá-las para refletirem sobre as necessidades urgentes em que suas comunidades precisam, como questões relacionadas à falta de saneamento básico, educação, saúde, entre outros.
Após serem formados esses jovens passam a multiplicar informações na escola ou promover ações nas ruas das comunidades, com atividades lúdicas que se baseiam na escuta e na provocação de pessoas à refletirem sobre os problemas coletivos em que estão imersos.
Há também, bimestralmente, formações com os familiares desses adolescentes em temáticas sociais que são redistribuídas ao longo do ano, quando ao final de cada encontro as mães e pais são provocados à desenvolverem um “gesto concreto” que é uma ação simples, que tem um papel multiplicador da formação que acabaram de participar, que se dá através da colagem de cartazes, conversa com vizinhos sobre a temática, produção de um vídeo, construção de painéis, entre outras diversas ideias guiadas pelos próprios familiares.
O Programa contribui na formação de adolescentes e jovens, na desnaturalização da violência, amplia a capacidade de alcance de temáticas a vários moradores da comunidade para que também reflitam sobre diversos problemas sociais, auxilia no desenvolvimento do jovem na escola, contribui nas relações interpessoais e familiares e ainda desperta o senso crítico para a construção de um mundo melhor.
3800
Crianças, jovens e adolescentes atendidos
+30000
Pessoas atendidas indiretamente
4
Comunidades com programas permanentes
450
Atividades educativas e comunitárias
12
Escolas públicas parceiras
24
Anos construindo um futuro melhor para as comunidades
