Texto escrito por Beatriz Corrêa e Igor Luan, educadores do Grupo AdoleScER
Os direitos fundamentais de crianças e adolescentes são assegurados por um conjunto de legislações internacionais e nacionais, como a Declaração Universal dos Direitos da Criança (1959), a Constituição Federal (1988) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990).
Dentre os direitos assegurados, o direito à educação se destaca devido a garantia de que crianças e adolescentes tenham acesso ao ensino de qualidade e formas de aprendizagem que possibilitem o seu pleno desenvolvimento.
Segundo a Lei de número 8.069 de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo 4º, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar a efetivação dos direitos desse público referentes à educação, ao lazer e ainda à cultura, com absoluta prioridade.
Nesse sentido, o Grupo AdoleScER, sendo uma instituição da sociedade civil, que atua por meio da educação e da formação para a prevenção das violências, especialmente a violência sexual contra crianças e adolescentes, adota o “passeio pedagógico” como ferramenta de aprendizagem, proporcionando aos seus educandos momentos de lazer, de ludicidade, descontração e conhecimento.
Os passeios são sempre pensados e planejados visando o enriquecimento dos saberes dos/a nossos/as educandos/as e a diversão, pois brincar também é um direito assegurado na legislação que rege a instituição.
Portanto é visto coletivamente qual melhor local a ser visitado, que programação podemos organizar para isso, como este momento pode ser intenso aos educandos e que lições tira-se de tudo isso, são alguns dos pontos fundamentais na hora de organizar um passeio pedagógico.
Pensamos dessa forma por conhecermos a realidade de muitos adolescentes que, devido ao contexto de constante violação de direitos e necessidade de priorizar demandas mais imediatas, não têm a oportunidade de conhecer lugares, espaços e pontos turísticos da Região Metropolitana do Recife, como: o Espaço Ciência, o Sítio Histórico de Olinda, o Cais do Sertão, o Museu do Homem do Nordeste, o Paço do Frevo, entre outros.
Dessa forma, os passeios são planejados para que sejam experiências de aprendizagem e lazer para os/as nossos/as jovens, possibilitando que eles/as criem suas visões de mundo a partir do conhecimento de temas variados e da cultura local do nosso estado.
Dito isso, acreditamos que a educação se faz além das paredes de uma sala. A educação se faz quando possibilitamos que os/ educandos/as tenham ferramentas para construir seus saberes a partir de diversas formas de enxergar o mundo e acreditamos que o passeio pedagógico é uma ótima ferramenta para isso.
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. Paulo Freire