Por Andreza Eulália e Valquíria Silva, Educadoras Sociais do Grupo AdoleScER
As ações de vinculação (dispositivo usado pelo AdoleScER para promover intervenções que contribuam na assimilação de temas sociais por parte dos moradores e moradoras das comunidades) e multiplicações de informações, são estratégias do Tratamento Comunitário (metodologia latino-americana utilizadas em periferias) que tem como objetivo levar para outros espaços, de maneira a trocarem experiências, todos os conhecimentos das formações que os/as adolescentes líderes de opinião atendidos pelo Grupo AdoleScER constroem coletivamente nas sedes comunitárias onde a instituição atua.
Se pesquisarmos o significado de multiplicações encontramos: aumentar, ampliar, crescer em número, reproduzir. E é justamente isso que as/os jovens do Grupo AdoleScER realizam: multiplicam o conhecimento que adquirem nas sedes comunitárias, às escolas parceiras, OSCs, tudo de forma dinâmica, participativa, tendo o lúdico como ferramenta principal para se debater temas importantes na sociedade, como, por exemplo, enfrentamento ao racismo.
Nesse processo de multiplicação, as/os adolescentes se utilizam de uma metodologia fundamental do Grupo AdoleScER, que é a Educação entre Pares, onde os/as jovens passam o seu conhecimento para seus similares, com sua forma de falar, de pensar, de se expressar e expondo suas ideias sobre as temáticas, a linguagem fica parecida por estarem multiplicando à jovens de mesmas idades e de comunidades semelhantes.
As temáticas abordadas durante as multiplicações de informações possibilitaram que os/as adolescentes se interliguem de forma muito sinérgica e positiva com seus pares, através de esclarecimentos e orientações. Além disso, se visam estimular o interesse e o senso de responsabilidade dos/das jovens com relação às questões sociais e políticas das suas comunidades, a sua vontade de contribuir para a superação das situações difíceis nos seus contextos sociais. Exemplificando, na escola EREF Creuza Barreto Dornelas Câmara – Torre , Santa Luzia, a partir das multiplicações sobre redução da violência as/os jovens estudantes da escola começaram a refletir sobre suas atitudes de violência e começassem a prática da “cultura de paz”, tendo um retorno da gestão escola de que as salas em que foram realizadas as multiplicações obtiveram um número reduzido de “ocorrências” por mal comportamento.
Já, quando abordamos as ações de vinculação, seu significado literal nos diz que ela é o ato de ligar-se por vínculo. Quando analisamos as ações feitas nas comunidades pelo Grupo Adolescer, percebemos que as ações têm como principal objetivo trazer inquietações para os moradores, para que juntos eles se percebam como uma rede que pode lutar pela melhora de seu território e por uma qualidade digna de vida e reivindicações dos seus direitos básicos.
Na comunidade de Caranguejo, por exemplo, ocorreu uma ação onde os moradores foram convidados à sede do Adolescer, lá eles eram questionados se já sabiam em quem votariam neste ano eleitoral, muitos responderam que não e que ainda não estavam se preocupando com isso, e até achavam que esse tema não era importante, pois o “Brasil nunca iria mudar.” No fim eles tinham direito a escolher um presente: um presente estava com o embrulho muito bonito, enquanto o outro apresentava um embrulho desleixado, rasgado. No embrulho bonito haviam pedaços de papel picado e no embrulho mais desleixado havia chocolates.
Por muitas vezes os moradores diziam que poderia ser qualquer um, então os educandos partiam deste princípio para fazer uma abordagem analógica da vida real, de que quando os outros fazem escolhas por nós, nem sempre é o melhor pra gente. Mas poderia ser também que a partir da escolha do presente, era feita uma reflexão com os moradores sobre a importância do voto, de se pesquisar os candidatos e seus planos de governo antes de depositamos nosso voto neles, pois muitas vezes um candidato pode prometer muito e parecer tudo muito organizado e bonito, quando na verdade, quando ele hangar continuará sem fazer nada pelo população. E os moradores foram incentivados a perceber que seu voto tem o poder de realizar uma mudança social.
Diferente das multiplicações, as ações têm como objetivo de ter um alcance maior de pessoas causando um impacto maior acerca da temática.
As ações visam que os/as moradores possam vencer a desigualdade social em relação às dificuldades e vulnerabilidade social das comunidades periféricas ao qual o Grupo AdoleScER atua, e que eles pensem sobre os problemas de seu território e que sintam pertencimento sobre ele, para que, a partir disso possam, coletivamente, lutar por sua melhoria na sociedade.
As multiplicações de informações e ações de vinculação, tem como objetivo final promover a cidadania através da educação entre pares para a redução da violência e promoção de uma cultura de paz. Este trabalho vem sendo desenvolvido em escolas, nas ruas da comunidade e têm trazido resultados significativos, que são cada vez mais pessoas conscientes e lutando pela transformação social.