Em 2013 o Grupo AdoleScER passa a desenvolver campanhas anuais em Roda de Fogo, Santa Luzia, Santo Amaro e Caranguejo/Tabaiares, todas comunidades localizadas no Recife, pelo enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Com multiplicações de informações, comunicação educativas, reuniões com setores da sociedade civil e órgãos do poder Público, Culminando com uma caminhada pelas ruas do bairro conscientizando a população para que denunciem casos de abuso e exploração.
Em 2015 o Grupo AdoleScER adota o dispositivo dos Centros de Escutas, onde acompanha e encaminha casos de sofrimento social, inclusive relacionados a essa temática como uma das demandas principais. No mesmo ano entra na Rede de Enfrentamento e passa a acompanhar e contribuir sistematicamente com suas ações: campanhas, seminários e caminhadas.
Após essas campanhas estarem sendo desenvolvidas nas comunidades e os Centros e Escutas implementados, percebeu-se uma crescente demanda de acompanhamento de crianças e adolescentes vítimas sobretudo de abusos, cuja negligência é a causa principal no ambiente familiar, que se fundamenta pela desestruturação, onde há a ausência do pai e a mãe sobrecarregada com os afazeres domésticos e de trabalho, quando em muitos casos abandono de seus filhos.
Muitas dessas crianças e adolescentes tem convivência cotidiana com a violência expressadas nas suas mais diversas faces cruéis, que vão da doméstica até homicídios.
Manual de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes_GrupoAdoleScER