O Grupo AdoleScER ao longo dos anos em suas atividades de intervenção acumulou uma experiência de formação com professores nas escolas públicas em que atua para prevenção e redução da violência escolar baseada na metodologia da Educação entre Pares e no dispositivo da ZOE (Zona de Orientação Escolar), que tem por base a identificação de potenciais líderes de opinião, ativação de estudantes e aprofundamento de pesquisas para entender a dinâmica do espaço.
Tendo em vista um conjunto de ações importantes e exitosas neste campo da prevenção e redução da violência escolar foi pensada a possibilidade de ampliar à outras escolas as metodologias que são aplicadas e um conjunto de possibilidades que direcionam e fortalecem as expertises dos estudantes e professores a partir das ferramentas existentes na sala de aula e na escola de forma geral.
Neste sentido algumas estratégias foram pensadas na perspectiva de consolidar o processo de multiplicação das ações que são desenvolvidas em escolas públicas:
Após estas etapas consolidadas os módulos formativos foram organizados com os respectivos temas: Fortalecimento pessoal, Ludicidade e Criatividade, Mediação de conflitos, Transformação social. A articulação é feita com as escolas para formação dos professores e um calendário é organizado.
Nas formações é possível perceber a carência dos docentes no campo da utilização de metodologias que envolvam os estudantes, proponham ações em rede com a comunidade escolar e instigue a reflexão e a pesquisa. Foi estabelecido dois contrapontos durante este processo formativo: o primeiro é das potencialidades que há na escola, considerando seu entorno, experiência dos professores e gestão, envolvimento dos estudantes. O segundo é o dos graves problemas e das violações constantes que permeiam o uso abusivo de drogas, brigas frequentes, falta de respeito e estrutura das escolas.
A proposta formativa com os professores tomou por base justamente essas informações, quais potencialidades e problemas que podem ser transformadas em ferramentas do processo de prevenção e redução da violência escolar, que foi articulado a ações chamadas de Gesto Concreto, que consistem em implementar na escola o que foi estudado e construído nas formações.
Desta primeira experiência em 2019 é válido ressaltar alguns resultados deste processo que foram obtidos em dois ciclos de formação, cada um em um semestre diferente: foram mais de 40 professores formados; há um subsídios de formação que pode ser usado para outras experiências formativas; há um processo multiplicador através dos professores à estudantes e consequentemente às escolas; uma parceria com a Secretaria de Educação, devidamente publicada no diário oficial foi feita.
Em 2020 a perspectiva é que as formações deem seguimento e possam alcançar mais professores da rede municipal de ensino e estes possam multiplicar a seus pares as experiências e assim contribuir na prevenção e na redução da violência escolar.
André Fidelis,
Pedagogo e especialista em gestão educacional
Dezembro 2019