Estudantes da Escola Estadual José Maria (Santo Amaro) e Escola Municipal Padre Henrique (Derby), visitam o Jardim Botânico do Recife numa atividade introdutória a Formação de Educação Ambiental. A atividade foi uma oportunidade para os/as estudantes conhecerem uma trilha ecológica pela reserva da mata atlântica, visitarem um jardim de plantas medicinais e uma vasta exposição de cactos e bromélias. Em meio a trilha, uma imersão num jardim de sensações, provocando os cinco sentidos humanos a partir de elementos naturais, um momento de reconexão dos/as estudantes com a natureza.
As condições ambientais de todas as comunidades em que o AdoleScER atua é algo preocupante. A falta de saneamento básico e a forma de descarte do lixo doméstico, são problemas que precisam de investimentos estruturais, mas acima de tudo, de um trabalho de educação e conscientização com os/as moradores locais.
A Ilha Santa Terezinha, onde está localizado o Centro Juvenil do Grupo AdoleScER em Santo Amaro, por exemplo, percebe-se nos últimos anos visíveis melhorias estruturais como a pavimentação da maioria das ruas da comunidade, reordenamento do saneamento básico local e a coleta seletiva diária do lixo. Mesmo assim, por não ter sido desenvolvido um processo de educação e conscientização da população, alguns moradores continuam jogando lixo e outros resíduos domésticos no canal e em ruas da comunidade.
Por sua vez, a Escola Padre Henrique, mesmo com poucos investimentos, vem desenvolvendo de forma interdisciplinar ações de conscientização sobre a importância de se separar o lixo orgânico do reciclável, de evitar desperdícios e reutilizar ao máximo os materiais sólidos. Uma iniciativa que já surte efeitos no dia a dia da comunidade escolar, que sempre está bem cuidada e limpa.
O módulo de Educação Ambiental será realizado em doze encontros com o objetivo de qualificar e desenvolver habilidades nos/as adolescentes para uma relação consciente e sustentável com o meio. Espera-se que ao final os/as estudantes desenvolvam ações de sensibilização e multiplicação de iniciativas positivas em sua família, escola e comunidade.
Esta iniciativa está sendo desenvolvida pelo Projeto Redução de violência através do protagonismo juvenil no espaço social escolar e do desenvolvimento comunitário no Nordeste do Brasil, financiada pela CARITAS Internacional.