Texto escrito por Andreza Eulália e Igor Luan, educadores sociais do Grupo AdoleScER
O Grupo adolescer desde sua fundação, prioriza sempre a formação humana de crianças, adolescentes e jovens. Essas formações acontecem todas as semanas, nas Segundas, quartas e sextas-feiras, nas sedes comunitárias do Grupo adolescer, em: Roda de fogo, Caranguejo/Tabaiares, Santa Luzia e Santo Amaro, no contra turno escolar dos estudantes.
Os educadores sempre se preparam previamente para as atividades com os jovens, organizando os planos formativos de acordo com as temáticas que serão trabalhadas no módulo. Sempre prezando pela criatividade e dinamicidade nas formações, os educadores se reúnem em equipes para que possam juntos, criar os planos de maneira atrativa e de acordo com as discussões sociais atuais, que envolvam os jovens e contribua no processo de reflexão deles e delas.
O grande diferencial do Grupo adoleScER é a ludicidade e dinamismo das formações; trabalhar temas sociais de forma atrativa faz com que tenhamos mais engajamento e participação desta juventude. A criatividade é peça fundamental no processo formativo. Falar sobre temas sociais é algo de extrema relevância, sobretudo com jovens da periferia.
As formações estão sempre relacionadas às temáticas sociais presentes na vida desta juventude, como: Incidência política, Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, Cultura de paz, Gravidez na adolescência, entre outros temas que nos faz refletir em possibilidades de melhoria da vida das pessoas, de maneira que estas compreendam o mundo em que vivem e comecem a pensar como podem incidir de maneira positiva sobre ele. Essas formações têm como base a prevenção e conscientização, o que desperta o protagonismo e o empoderamento da juventude, tudo isso através da metodologia da Educação entre pares e do Tratamento comunitário, que são reconhecidas internacionalmente por sua eficácia e por estimular a pesquisa, a problematização, trabalho em rede e autonomia das pessoas na prevenção e enfrentamento do sofrimento social.
Outro importante diferencial é a preparação prévia do espaço onde as atividades ocorrem. Preparar o espaço para que os educandos sejam recebidos em um local acolhedor é fundamental para que as formações obtenham resultados positivos, pois eles se sentem confortáveis para relaxar, expressar suas opiniões, tirar dúvidas e compartilhar suas experiências.
Como um incentivo para que os educandos possam exercitar mais a escrita e conseguir fixar melhor as temáticas debatidas nas formações, eles recebem cadernos, onde são constantemente incentivados a escrever durante as atividades um pequeno resumo do que vem sendo trabalhado em cada formação, a partir daí cria-se uma linha de continuidade, facilitando para que ele/ela consiga interligar as atividades e temáticas que estão sendo construídas a partir do saber coletivo, além de servir como um instrumento para que eles/elas reflitam mais sobre tudo que foi discutido na atividade.
Os jovens também recebem cartilhas educativas em alguns módulos. As cartilhas seguem a linha da instituição prezando pela ludicidade, leitura e compreensão fácil e dinamismo, constando nelas: jogos, texto que trazem realidades em comum, a tornando atrativa para eles. As cartilhas são outro instrumento fundamental para fazer os jovens refletirem mais profundamente as temáticas, despertando cada vez mais interesse dos educandos e o incentivando a se aprofundar, pesquisar mais, sobre o tema trabalhado.
Ao final de cada módulo formativo, os jovens Líderes de opinião do Grupo AdoleScER, preparam e realizam uma multiplicação ou ação de vinculação (que é uma ferramenta do Tratamento Comunitário para articular ações e fazer com que moradores reflitam sobre os problemas) para ser realizada na escola ou na comunidade, com o propósito de ensinar e aprender para moradores e estudantes o que foi trabalhado nas formações.
As ações/multiplicações são todas pensadas pelos jovens, onde é proporcionado um momento durante cada módulo formativo, para que o os educandos possam juntos pensar em uma forma de multiplicar tudo que aprenderam. Como os planos formativos são sempre dinâmicos, os jovens seguem essa linha na hora de pensar essas atividades. Na comunidade de Roda de Fogo, por exemplo, no final do módulo de gravidez na adolescência, os jovens preparam um jogo de tabuleiro com perguntas sobre o tema, para que pudessem levar a temática à estudantes de escolas públicas, uma maneira atrativa de bater um bom papo sobre o assunto. Eles se organizam entre si, dividem as tarefas e preparam todo o material que será necessário para as multiplicações/ações, exercitando seu protagonismo e responsabilidade.
Com o objetivo da redução de violência, implementação de uma cultura de paz e uma melhor qualidade de vida, o grupo AdoleScER trabalha inicialmente com os jovens na sede comunitária, para que eles multipliquem, posteriormente, as informações à seus pares: outros adolescentes e jovens das comunidades, e todos juntos possam compreender a importância dos temas discutidos, e no assim trabalhar a coletividade.