Os adolescentes multiplicadores de informações – AMIN percorreram um caminho de estudo intenso durante três anos de formação, com diversos temas nas áreas de saúde, educação e cidadania. Quando formados passam a multiplicar seus conhecimentos através de atividades dinâmicas e uma linguagem acessível que propicie a interação com o público beneficiário, em especial o infanto juvenil. Em outras palavras, eles/elas propõem em prática a educação entre pares, falando de igual para igual.
As multiplicações são realizadas durante todo o ano, com diversos temas de interesse sociais, principalmente temas relacionados a sexualidade, planejamento familiar e doenças sexualmente transmissiveis, assuntos de interesse dos adolescentes e que dificilmente são tratados no ambiente familiar e nas escolas. Especialmente durante os meses de outubro a dezembro, as ações são intensificadas e integradas as campanhas do Outubro Rosa e do dia Mundial de Luta Conta a AIDS. Também nesse período são realizados Plantões de Prevenção nas Escolas Estaduais e Municipais das comunidades onde o AdoleScER atua.
A vida sexual dos adolescentes e jovens brasileiros tem se iniciado cada dia mais cedo, o que vem gerando um aleta para o risco da contaminação por falta de atitudes preventivas. O levantamento feito entre jovens, realizado com mais de 35 mil meninos de 17 a 20 anos de idade, indica que, em cinco anos, a prevalência do HIV nessa população passou de 0,09% para 0,12%. O estudo também revela que quanto menor a escolaridade, maior o percentual de infectados pelo vírus da AIDS (prevalência de 0,17% entre os meninos com ensino fundamental incompleto e 0,10% entre os que têm ensino fundamental completo).
Todas as ações desenvolvidas pelos/as AMIN formados/as são assessoradas e monitoradas pela pedagoga e ativista em saúde preventiva Angela Franco que alerta que todo o dia é dia de lutar contra a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, todos devem estar engajados para a importância da prevenção e atos de solidariedade e acolhimento das pessoas soropositivas.
Grupo AdoleScER