Pelo dicionário da língua portuguesa, a palavra vincular, significa: prender, ligar, atar por laços de nós. E é justamente essa a ideia central das atividades estratégicas que o Grupo AdoleScER chama de ações de vinculação.
Segundo Efrem Milanese no livro sobre Tratamento Comunitário (http://raisss.weebly.com/uploads/2/4/0/0/24002903/_tratamento.pdf): “Um dos produtos das relações de vinculação (seu produto talvez mais importante) é favorecer, fortalecer, manter, alimentar a participação comunitária. Não se trata só da participação nas atividades do projeto, e sim de uma posição perante o que acontece na comunidade: vencer a indiferença em relação às dificuldades da comunidade e de alguns de seus atores”.
Para entender como isso ocorre na prática, um exemplo se faz oportuno trazer a partir da experiência que o Grupo AdoleScER tem no desenvolvimento de ações deste tipo: na formação com adolescentes líderes de opinião, foi visto que na escola pública do bairro há uma quantidade considerável de adolescentes que praticam bullying à outros adolescentes, tendo identificado isto a partir de um processo de investigação é necessário criar empoderamento e ações para se desenvolver práticas que incidam diretamente neste problema.
A etapa seguinte após o processo de investigação e estudo sobre o tema é organizar a atividade que pode ser feita no horário do recreio, saída, chegada dos adolescentes ou até mesmo na comunidade. Depende da situação, das redes que se consolidam neste processo e dos atores que irão desenvolver este momento estratégico. O desenvolvimento da ação de vinculação se dá para que as pessoas sejam provocadas a refletir sobre o tema e como isto está fazendo mal às pessoas que são alvo dos que a praticam.
As ações de vinculação podem ser de diversas formas: teatro, cartazes, provocações individuais a estudantes, decorações informativas no ambiente que ocorre o bullying, música… O importante é usar a criatividade. E a atividade precisa ter um tempo de aplicação, um objetivo específico e foco. Não é uma ação isolada é uma ação que está interligada a demais processos formativos, de investigação e pesquisa, que visam prevenir ou mitigar a violência escolar e, ou, comunitária.
Efrem Milanese ainda nos traz algumas dicas importantes no desenvolvimento das ações de vinculação:
Destaca-se aqui o quarto ponto trazido por MILANESE, acima: “É importante que sejam utilizadas para abrir o campo da ação e não para fechá-lo”, pois significam que as ações de vinculação unem os processos, provocando sobre um determinado tema enxergado como problema na comunidade ou na escola e a partir daí desencadeando vários outros processos formativos e organizativos para que esse problema cesse ou diminua.
As ações de vinculações já estão inseridas nas atividades desenvolvidas pelo Grupo AdoleScER e tem trazidos retornos significativos no que diz respeito a contribuir com a participação popular, na identificação e na redução de problemas que geram violência.
Por André Fidelis
Agosto 2019