Alunos e funcionários da escola Creuza Barreto Dornelas Câmera, em Santa Luzia/Recife, qualificam o aprendizado a partir da construção de horta escolar com o apoio do Grupo AdoleScER
“Horta Escolar: uma proposta pedagógica”. A frase de Wilton Junior nos remete ao cuidar das coisas que nos fazem bem. Toda ação transformadora proposta em conjunto deve ser cultivada para que alimente mais pessoas, e essas se sintam motivadas a cuidar de um ambiente que é seu, comum, patrimônio de todos e de todas: a escola.
Com a perspectiva de reduzir a violência, o Grupo AdoleScER vem trabalhando com cinco escolas na cidade do Recife. Dentro das ações propostas, são desenvolvidos projetos de intervenção elaborados e aplicados por professores e estudantes. Na Escola Creuza Barreto Dornelas Câmara, em Santa Luzia – Bairro da Torre, foi construída uma horta escolar que gerou dinâmica e interdisciplinaridade no cotidiano dos estudantes, abordando temas de biologia, geografia, educação física, dentre outros.
O processo de construção foi bastante participativo e surgiu a partir da ideia da professora Rosiane Lacerda, que leciona Educação Física na escola. A docente propôs a organização de uma horta na escola, na qual os/as estudantes e funcionários pudessem contribuir com a sua gestão, tendo o apoio do Grupo AdoleScER.
A construção da horta foi a culminânica de tudo, pois antes aconteceram visitas a sementeiras, formações sobre o cultivo do espaço e a organização dos alunos que poderiam ajudar. Além disso, foi avaliado como seria levada a ideia às salas de aulas através de atividades interdisciplinares.
O trabalho de manutenção da horta fica ao cargo do corpo escolar, que se divide por turnos e grupos para a garantir um espaço limpo e acolhedor. “Eu espero que dê muitos alimentos para ajudar na merenda. A gente planta verduras, tomate, coentro e também frutas e flores. A gente vai colher os frutos do nosso trabalho”, comenta o estudante Ronaldo Barbosa.
Essa foi apenas uma das ações que teve a colaboração do Grupo AdoleScER, há um conjunto de intervenções que são feitas semanalmente com o intuito de reduzir a violência intra e extra escolar.
Confira o vídeo que nos mostra o processo de concepção da Horta, clique aqui.