Tecer parcerias e redes, fortalecer a atuação em diversos espaços, é algo que também faz parte do Grupo AdoleScER. Desta forma, Desde 2019 a instituição fundou a Rede de Jovens de Comunidades Periféricas (Rede JCP), que tem abrangência na grande Recife e atua a partir da articulações com instituições e coletivos que estão no campo dos Direitos Humanos.
Esta Rede tem como principal objetivo: fortalecer o protagonismo das juventudes através do trabalho coletivo, visando o desenvolvimento comunitário, a garantia dos direitos e consequentemente a qualidade de vida desta juventude. Isso significa sua atuação se dá nas periferias a partir de como as pessoas se organizam para tornar os territórios mais organizados, participativos, almejando um mundo melhor.
A Rede se encontra ordinariamente de forma mensal, com encontros formativos sobre diversas temáticas sociais, além disso, são construídas coletivamente ações para serem implementadas na base com produções de materiais de comunicação, arte, tudo isso para levar essas discussões à outros moradores e jovens, com temas ligados a algo que tem relação com a realidade da juventude periférica, como: Empoderamento, Incidência Política, Fortalecimento comunitário, Feminicídio, LGBTQIA+, genocídio da juventude negra, entre outros.
Neste espaço, pode participar qualquer jovem que tenham na mente e nas suas atitudes vontade de exercer seu papel transformador na sociedade, com empoderamento e multiplica-lo para mais pessoas, a fim de que as ideias, o conhecimento, seja compartilhado. É uma rede para ser ocupada por jovens de ONG’s, coletivos e intuições envolvidas em causas sociais.
Neste ano de 2023, foi promovido um evento importante para a rede à sociedade: o lançamento do Clipe “Sou preta de quebrada” que aborda o tema do feminicídio na sociedade e também pôde ocorrer a entrega/assinatura da Carta de reivindicações das juventudes à representantes do Governo Municipal (Recife) e estadual. Ambos os materiais (Videoclipe e carta), foram construídos e protagonizados pelos jovens da Rede.
A Rede vem se destacando cada vez mais, os encontros mensais têm contribuído muito para o desenvolvimento das e dos jovens que participam. Cada encontro que é realizado parte de uma experiência nova de aprendizado e fortalecimento, que é construída coletivamente, lutando e refletindo sempre por uma sociedade mais justa.
Periferias mais fortes e jovens mais atuantes.
Por Igor Luan, Coordenador de Projetos.