Por Saionara Santos e Josineide Oliveira, educadoras do Grupo AdoleSCER
O Projeto de Intervenção é estratégia utilizada pelo Grupo AdoleScER para realização de ações comunitárias que ocorrem nos territórios correspondentes aos projetos vigentes na instituição (Caranguejo/Tabaiares, Roda de Fogo, Santo Amaro e Santa Luzia – Recife/PE). É desenvolvido de acordo com o módulo que está sendo abordado com os(as) jovens líderes (educandas e educandos da instituição), alinhado ao calendário dos projetos, tendo sempre o intuito de multiplicar, de forma inovadora – através de jogos, brincadeiras, intervenções artísticas etc. – os conhecimentos construídos durante o módulo na comunidade.
Nesses últimos dois meses foi trabalhado o módulo de “Projeto de vida”, contando com 10 planos de aula e 6 momentos de preparação do projeto (2 de organização da ação e 1 de aplicação), sendo 3 no início do módulo e 3 no final. O objetivo desse módulo foi trazer uma reflexão sobre o futuro que os jovens líderes prospectam, tanto na sua vida profissional, quanto na vida pessoal. Para isso, foram trabalhados subtemas, tais como: planejamento familiar, papéis de gênero, acesso a universidades e cursos técnicos, jovem aprendiz, entre outros.
Todo o processo é construído a partir de um plano de atividade voltado para o desenvolvimento do Projeto de Intervenção, onde os(as) líderes têm a liberdade de expor suas ideias através de um brainstorming (chuva de ideias), cujo único critério é a ligação com a temática do módulo formativo vigente. Dessa forma, são definidas as estratégias e métodos que serão utilizadas na ação, bem como a divisão das responsabilidades entre as educandas e os educandos, sub temática, data, hora e local da comunidade em que acontecerá a ação. Também são realizados encontros para confecção dos materiais necessários, seja um jogo, um cartaz ou outros.
À exemplo dos Projetos de Intervenção que ocorreram no primeiro módulo, temos a aplicação de um jogo de tabuleiro para teste de conhecimento acerca das universidades e escolas técnicas, na praça da Torre, comunidade de Santa Luzia-Recife; aplicação de questionário dialogando planejamento familiar, no terminal de ônibus de Roda de Fogo-Recife; pesquisa sobre projeto de vida, dialogando com os moradores através de perguntas norteadoras, apresentando o resultado da pesquisa ao final do módulo, comunidade de Caranguejo/Tabaiares-Recife; construção de um calendário com espaços para a população colocar suas metas de curto prazo, a se realizar com 20 dias, intervalo dado pelo grupo para retornar às suas residências e conferir como foram os processos individuais, em Santo Amaro-Recife. Ao fim do módulo houve a aplicação de um outro projeto em todos os grupos de formação, dando continuidade à primeira intervenção.
O Projeto de Intervenção proporciona aos jovens uma interação direta com o território ao qual pertencem, fortalecendo o conceito de lugar para eles. E permite a aplicação da metodologia de multiplicação entre pares, uma vez que os(as) líderes dialogam de forma direta ou indireta com os demais moradores da comunidade. Também é um momento muito importante para o reconhecimento dos(as) jovens enquanto líderes de opinião, seja esse reconhecimento feito através de uma autorreflexão ou da identificação deles(as) por outros moradores, enquanto figuras importantes no território.
Além disso, também contribui para a discussão de temáticas sociais que atravessam a comunidade, proporcionando assim a oportunidade de construção do conhecimento com os moradores do próprio território, com o intuito de despertar o senso crítico e político e aproximar os jovens líderes das pessoas que compartilham da mesma realidade que eles (seus pares). Acredita-se que é dessa forma, de dentro pra fora, que é possível realizar pequenas mudanças – de maneira orgânica – na estrutura comunitária, seja dentro das famílias dos jovens, nas escolas, nas ruas em que moram etc.
Sendo essa uma atividade de cunho avaliativo, utilizando didáticas não-convencionais, o Projeto de Intervenção contribui para a assimilação e multiplicação dos conhecimentos, fazendo com o que os(as) jovens desempenhem seu papel enquanto líderes de opinião.