Ao longo dos anos, o Grupo AdoleScER sistematizou sua experiência de trabalho e produziu cartilhas para que, outras instituições, possam em seus territórios, desenvolver a nossa experiência de formação com crianças, adolescentes e jovens, baseada na metodologia da Educação entre Pares e na intervenção para prevenção e redução da violência baseada na metodologia do Tratamento Comunitário.
Guia por uma comunidade sem violência
Este material é uma sistematização bastante detalhada das ações desenvolvidas pelo Grupo AdoleScER na prevenção e enfrentamento à violência em comunidades pobres do Recife, baseando-se na metodologia do Tratamento Comunitário.
Neste documento vocês irão encontrar um conjunto de formas organizadas de intervenções, estratégias e consolidação de grupos para atuar em escolas públicas e periferias, que pode ser aplicada em qualquer realidade do Brasil.
A cartilha traz formas de ações em grupo, dicas de intervenções em escolas, mapeamento de lideranças, explicação de metodologias e métodos e como sistematizar todo este processo.