Por assessoria de comunicação do Grupo AdoleScER
Protagonizar suas lutas é um passo essencial para o empoderamento da juventude. E foi com esse princípio que durante a semana do 18 de maio, Dia Mundial pelo Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes, milhares de jovens saíram pelas ruas do Recife para denunciar e chamar a sociedade para problematizar e tomar atitudes sobre essas violências. Jovens lideranças do Grupo AdoleScER, com o apoio de monitores e parceiros, puxaram as caminhadas e fortaleceram o empoderamento sobre seus direitos.
Caminhada em Roda de Fogo
Dando início aos movimentos pelo 18 de maio, a comunidade de Roda de Fogo recebeu a primeira caminhada da semana no dia 16 em parceria com a escola Pintor Lauro Villares. Ao som de um grupo de maracatu, composto pelas próprias lideranças, as jovens e os jovens caminharam por quase 2 hora pela comunidade e distribuíram adesivos com informações, fizeram falas de conscientização e puderam conversar com moradores e moradoras locais. “Queremos que as pessoas saibam identificar casos de abusos e que elas denunciem esses casos para proteger crianças e adolescentes”, comenta a jovem liderança de Roda de Fogo, Nayara Lima. A caminhada foi antecedida com a apresentação do grupo de teatro A Fábrica que abordou as diversas formas de violência e exploração sexual contra a juventude.
Caminhada da Rede de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de crianças e adolescentes
Como parte das ações que compõem o 18 de Maio, na tarde desse mesmo dia, jovens do Grupo AdoleScER participaram da caminhada da Rede de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de crianças e Adolescentes, composta por organizações da sociedade civil e movimentos em defesa dos direitos da juventude. A caminhada se concentrou no Parque Treze de Maio e seguiu pela Conde da Boa vista sentido a Av. Guararapes.
Caminhada em Santo Amaro
A Caminhada pelo Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes chegou na
comunidade de Santo Amaro na sexta-feira, 20. Centenas de jovens se concentraram na Escola José Maria, onde puderam assistir a apresentação do grupo de teatro A Fábrica e em seguida, saíram em caminhada pelas ruas da comunidade de Santo Amaro acompanhados por um grupo de maracatu, faixas e falas ao microfone com mensagens de conscientização e distribuição de adesivos estimulando a denúncia dos abusos. Depois de quase 2 horas, a caminhada retornou para a escola José Maria, onde as/os participantes fizeram uma grande ciranda de encerramento da atividade. Além das crianças e dos adolescentes de Santo Amaro, a caminhada contou com o apoio e a participação de jovens lideranças da comunidade de Caranguejo Tabaiares, do grupo Ruas e Praças, professoras/es e representantes do poder público municipal.
Sobre o 18 de maio
No dia 18 de maio de 1973, Araceli, na época com 8 anos, foi violentada e assassinada no Espírito Santo. Os culpados, todos de classe média alta, permanecem impunes. Pela memória, pela justiça e pelos direitos humanos da menina e de tantas outras milhares de crianças e adolescentes que passam ou passaram pelos mesmos abusos e violências, no ano 2000 foi instituído o “Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.
O Dia 18 de maio fica assim conhecido como o dia de mobilizações, debates, caminhadas e diversas outras ações para chamarmos a sociedade para enfrentar essas violências. É preciso garantir às crianças e aos adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, sem o abuso e a exploração sexual. Dessa forma, elas podem viver de maneira digna e com liberdade.
Confira mais fotos das caminhadas na nossa página no facebook, clique nos nomes: Caminhada em Roda de Fogo, Caminha da Rede e Caminhada em Santo Amaro.