CriaPaz

O programa Criapaz tem o objetivo de promover a cultura de paz e reduzir a violação dos direitos da criança e do adolescente através do fortalecimento do protagonismo infanto-juvenil.

Tendo como base os Direitos da Criança e do Adolescente – ECA e com fundamentação pedagógica em Educação entre Pares e o resgate de uma cultura da infância, com brincadeiras tradicionais e danças de roda, desenvolve uma proposta para uma formação de educadores pares mirins, que visa aprimorar os conhecimentos das crianças nas áreas de cidadania, meio ambiente, nutrição e cultura de paz, além de incluir diversas formas de artes plásticas, informática, música e teatro em seu currículo.

Atualmente as ações são desenvolvidas nas comunidades de Santo Amaro e Caranguejo/Tabaiares, voltadas, prioritariamente, para estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental com idade entre 9 e 11 anos e seus familiares. Através das multiplicações de conhecimentos, eventos e mobilizações públicas as crianças protagonizam melhorias da qualidade de vida em suas famílias, escola e comunidade.


PazAMIN: Por uma Comunidade sem Violência!

PazAMIN – Por uma comunidade sem violência!, busca promover o desenvolvimento social comunitário e a redução da violência intra e extraescolar através da metodologia do tratamento comunitário para a implementação de uma Zona de Orientação Escolar (ZOE).

Na primeira fase do Programa é desenvolvido um Sistema de Diagnostico Estratégico (SiDiEs) para a identificação de situações nas escolas e nas comunidades que apontem para o sofrimento dos seus membros. Também nesse primeiro momento é identificado e articulado um grupo de líderes de opinião para as futuras intervenções no ambiente escolar e comunitário.

Na segunda fase do programa, os/as líderes de opinião, participam de diversas capacitações que fortaleçam seu desenvolvimento pessoal e contribuem para o reconhecimento de situações de sofrimento e violência vivenciados nas escolas e comunidades. Qualificados e com a consciência dos fatores que interferem negativamente na comunidade, esta “Minoria Ativa” será estimulada a se articular e propor intervenções no ambiente escolar e comunitário, visando a construção de uma comunidade mais pacífica.

Na última fase, visa-se a auto sustentabilidade do Programa implantado no sentido que as ações de enfrentamento ao sofrimento comunitário se tornem independente do Grupo AdoleScER, fortalecendo, inclusive, o protagonismo juvenil para a resolução dos conflitos sociais.

Paralelamente a estas fases do Programa, as sedes comunitárias do AdoleScER funcionam como “centro de escuta” e acolhimento do público infanto-juvenil, estando aberto diariamente as necessidades da comunidade. Crianças, adolescentes e jovens das escolas e comunidades serão encaminhadas para realizar atividades lúdicas, artísticas, rodas de diálogo e estudo, em casos mais graves, haverá acompanhamento e/ou encaminhamento para atendimento específico. Atualmente, o programa está sendo desenvolvido em parceria com quatro escolas estaduais situadas nas adjacências das comunidades onde Grupo AdoleScER atua – Santo Amaro na Escola José Maria, em Santa Luzia na Escola CAIC Creusa Barreto Dornela Câmara, em Roda de Fogo na Escola Pintor Lauro Vilares e em Caranguejo/Tabaiares na Escola Maria Goretti.


+3000

Crianças, jovens e adolescentes atendidos

4

Comunidades com programas permanentes

183

Atividades educativas e comunitárias

20

Anos construindo um futuro melhor para as comunidades

 

Não podemos ajudar a todos, mas todos podem ajudar alguém


DOE AQUI

Nossos Parceiros

×